escola

escola

terça-feira, 21 de junho de 2011

PROJETO SOBRE MEIO AMBIENTE

DISCIPLINA: Geografia
PROFESSORA: Eloisa Soares Rodrigues

TURMAS: 64 ,71,72 e 73.




OBJETIVO

    - Analisar os principais problemas de ordem ambiental provocado pelo acumulo do lixo;
    - Refletir sobre a importância da coleta de produtos recicláveis;
    - Desenvolver uma consciência crítica na busca pelo desenvolvimento sustentável;
    - Identificar a importância das mídias digitais na produção de informações;



APRESENTAÇÃO



TURMA: 71

      Os alunos em dupla deverão percorre o bairro onde residem e verificar se há ocorrência de depósitos de lixo ou problemas de coleta e/ou se realiza a reciclagem de materiais; de posse de uma câmera digital ou celular irão coletar imagens e fotografias que retratem a situação do lixo.
    Após a coleta das imagens os alunos deverão editar essas imagens utilizando Power Point , etc, inserindo fotos com título, local fotografado e textos explicando a situação retratada, dados e identificação.

TURMAS: 64,72 e 73


   Os alunos deverão durante uma semana observar o volume de lixo produzido em sua casa.
1)    Verificar de que ele é predominantemente constituído:
a)    De matéria orgânica?
b)    Há presença significativa de vidro, papel, latas de alumínio e plástico no lixo descartado?
c)    Existe a separação do lixo?
d)    Onde é depositado o lixo seco?
·         Trazer o resultado para a sala de aula.
     A partir do resultado da pesquisa e dos vídeos e textos discutidos em aula os alunos em dupla deverão criar um panfleto para divulgar o impacto causado pelo lixo no meio ambiente.
     Utilizem o máximo de informações, mas procurem transmiti-las usando poucas e bem escolhidas palavras. Acrescentar imagens ( fotos ,desenhos,gráficos) ajuda bastante.
    
     Para fazer um bom panfleto:

·         Informar e procurar convencer o leitor a agir de acordo com o que nele é proposto;
·         Criar uma frase bem chamativa, que motive a pessoa a receber o panfleto. Faça um desenho ou uma colagem;
·         Conter um texto verbal curto, para propiciar uma leitura rápida;
·         Ter uma diagramação adequada (boa distribuição das imagens, textos e cores);
·         Colocar a identificação da dupla no canto inferior direito.



FONTE

SAMPAIO,Fernando do Santos, Para viver juntos. Geografia.8ºano. São Paulo.                    
          Ed.SM. 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário