escola

escola

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROJETO DA PÁSCOA

PROJETO PASCOA SOLIDÁRIA

Supervisão: Belenice Temp de Souto
1. Justificativa
Quando crianças e jovens são orientados a participar de projetos que envolvem o exercício da solidariedade e abertura para o outro, o resultado é sempre satisfatório. Ninguém é tão pobre que não possa dar, nem tão rico que não possa receber. Todos nós  podemos  experimentar essa bem-aventurança. Dar não é tanto uma questão de quanto dinheiro temos nas mãos, mas de quanto amor temos no coração. Nós sempre somos ricos em relação a alguém. Sempre haverá alguém mais necessitado do que nós. Somos sempre desafiados a repartir um pouco do que temos. Essa bem-aventurança de dar não é restrita apenas aos ricos.  É com essa perspectiva que nossa Escola irá trabalhar o projeto páscoa solidária, para conscientizar esses jovens sobre o que esta festa representa, qual seu verdadeiro sentido, objetivando seu real  sentido que é para nós Cristãos, a ressurreição de Jesus, essa ressureição que nos convida a uma vida nova,  pautada por valores, respeito, e acima de tudo solidariedade.
2. Objetivos
Desenvolver a criatividade, a vivência de valores, como a solidariedade, a fraternidade e a espiritualidade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades festivas religiosas e formativas desta escola.
- Compreender o verdadeiro sentido da páscoa partindo de uma visão consumista e/ou reducionista para o sentido religioso.

3. Público alvo
O Projeto Páscoa Solidária está direcionado aos alunos e professores de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries
do Ensino Fundamental.

4. Metodologia
O projeto será dividido em três etapas:
Na primeira, os alunos assistirão a uma palestra com os professores de Ensino Religioso, Vera Lidório e André Nell, sobre o verdadeiro sentido da páscoa;  Na segunda etapa,  os participantes doarão  um quilo de alimento não perecível para compor cestas básicas. O resultado desta ação solidária será destinada à famílias carentes; Na terceira, os alunos irão participar de um ovo oculto onde, no terceiro período com o professor que estiver neste horário, alunos e o professor, irão trocar entre si, ovos de chocolate e uma mensagem de páscoa.  O sorteio do amigo será no dia, devendo cada aluno e professor trazer sua  mensagem e o chocolate para a confraternização do dia.

5. Cronograma
Essas atividades ocorrerão no dia 20.04.2011
ATIVIDADE
HORÁRIO
Doação de alimentos (depositar na caixa que estará no saguão da Escola)
7h40min / 13h
Palestra sobre o verdadeiro sentido da páscoa
8h 30min / 13h30min
Ovo oculto
9h / 14h



6. Disciplinas envolvidas


Todas as disciplinas.







apresentação teatral - o verdadeiro sentindo da Páscoa






alunos cantando a música SOU HUMANO

Nossos atores





oficina da Páscoa








Nenhum comentário:

Postar um comentário