escola

escola

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto de matemática – Sistematização das quatro operações com o uso de material concreto

1.    Justificativa

Tendo em vista a grande dificuldade dos alunos em compreender a Matemática, acreditamos ser de suma importância que eles tenham a oportunidade de aprender interagindo e refletindo, evitando assim, um aprender mecânico, repetitivo e aquele fazer sem saber o que faz, e o porquê faz. Através desta perspectiva, vemos a necessidade de desenvolver um trabalho com o uso do material concreto, por acreditarmos que com esta ferramenta as aulas de matemática poderão ser mais dinâmicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando os alunos no processo de aprendizagem. Acreditamos que a matemática deva ser utilizada de forma simples e coerente, afim de que, seja indispensável para a vida do aluno e para que isso aconteça, é necessário que o aluno relacione essa prática pedagógica com o seu dia a dia.

2.    Objetivos

Fazer com que os alunos aprendam a solucionar problemas trabalhando com o concreto e também com a realidade de seu entorno.

3.    Público Alvo

Alunos da disciplina de matemática



4.    Metodologia

Uma vez por semana o professor deverá trabalhar com seus alunos exercícios de matemática, envolvendo as quatro operações, fazendo o uso de materiais concretos disponíveis em nossa Escola, tais como, material dourado, ábaco, tangran, dominó das quatro operações, jogos aritmédicos, etc.
 Uma vez por mês com data pré- definida, será pedido uma pesquisa de campo, onde o aluno, orientado por seu professor, dentro de sua comunidade, fará o levantamento de preços em supermercados, padarias, fruteiras. Os dados levantados serão usados para construção de exercícios em sala de aula (gráficos, resolução de problemas envolvendo as quatro operações, etc). Acreditamos que com essa metodologia o aluno desenvolverá naturalmente um raciocínio matemático atribuído as suas práticas cotidianas.
A Escola por sua vez, oportunizará troca de experiências entre os professores a cada 15 dias, onde serão apresentadas para o grande grupo suas experiências e práticas com o projeto.


Alunos recebendo aulas de reforço no turno inverso com José Roberto, professor de matemática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário