escola

escola

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Levando a biblioteca à sala de aula

A mudança é uma janela que se abre de dentro para fora.”



1.    Justificativa
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, fator indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
Essa idéia de levar a biblioteca para a sala de aula, foi concebida a partir de uma inquietação em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, e também ao fato de termos um magnífico acervo em nossa biblioteca e devido à falta de bibliotecária esse espaço não está sendo utilizado.
Teremos um grande desafio em instigar nesses alunos o prazer pela leitura, mas acreditamos que com essa iniciativa estaremos contribuindo para a formação de cidadãos autônomos, críticos e criativos que é o objetivo de nossa Escola.


2.    Objetivos

- Formar cidadãos críticos e reflexivos;
- Tornar o ato de ler prazeroso, resgatando a magia da leitura;
- Avançar no processo de leitura, escrita e interpretação;
- Desenvolver o gosto por ler e ouvir histórias;
- Buscar a utilização de nosso acervo literário.

3.    Público Alvo

Alunos da disciplina de Português




4.    Metodologia

Uma vez por semana os professores de língua portuguesa levarão para a sala de aula diversos livros que envolvem os diferentes tipos de narrativas, para que o aluno possa entrar em contato com o livro e escolher o tipo de leitura que fará.

A Escola por sua vez, oportunizará troca de experiências entre os professores a cada 15 dias, onde serão apresentadas ao grande grupo suas experiências e práticas com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário