escola

escola

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Junho - mês de muitas despedidas -





Fica aqui registrado a saudade de grandes companheiras de profissão.
Aposentadorias de nossa Orientadora Marli e vice - diretora Marlete.



Marli, Marlete e Marilisa

Bernadete


Profªs. Lilian, Marli e Marlete

Apresentação de ex-alunos


Marli, Belenice e Marlete - chá de despedida -

Também teve a despedida de nossa querida Profª Andréia. 
festinha organizada pela turminha


APRENDI

Por muito tempo pensei que bons professores

Eram aqueles capazes de ensinar muitas lições.

Hoje sei que bons professores

São aqueles que além da capacidade de ensinar,

São também capazes de inspirar novas lições.

Que são capazes de fazer da simplicidade do sorriso,

A matéria prima de uma educação que faz sentido.

Que são capazes de transformar o mundo com a força do bem,

Da alegria e da amizade.

Hoje sei que bons professores são aqueles

Que embora saibam a importância

De se ensinar a colher os frutos do futuro,

Dedicam suas vidas a cultivar sementes no presente.

Que sabedores da sua força de educadores,

Semeiam, inspiram e colhem sonhos coletivos de esperança

Nas salas de aula de cada Escola,

Cultivando jardins de afeto pleno

Onde brotam sonhos de um novo mundo,

Nos corações dos muitos alunos

Que a vida lhes deu para cuidar.
sentiremos saudades.....com carinho dos amigos e colegas da
Escola Victor Hugo Ludwig

terça-feira, 21 de junho de 2011

PROJETO SOBRE MEIO AMBIENTE

DISCIPLINA: Geografia
PROFESSORA: Eloisa Soares Rodrigues

TURMAS: 64 ,71,72 e 73.




OBJETIVO

    - Analisar os principais problemas de ordem ambiental provocado pelo acumulo do lixo;
    - Refletir sobre a importância da coleta de produtos recicláveis;
    - Desenvolver uma consciência crítica na busca pelo desenvolvimento sustentável;
    - Identificar a importância das mídias digitais na produção de informações;



APRESENTAÇÃO



TURMA: 71

      Os alunos em dupla deverão percorre o bairro onde residem e verificar se há ocorrência de depósitos de lixo ou problemas de coleta e/ou se realiza a reciclagem de materiais; de posse de uma câmera digital ou celular irão coletar imagens e fotografias que retratem a situação do lixo.
    Após a coleta das imagens os alunos deverão editar essas imagens utilizando Power Point , etc, inserindo fotos com título, local fotografado e textos explicando a situação retratada, dados e identificação.

TURMAS: 64,72 e 73


   Os alunos deverão durante uma semana observar o volume de lixo produzido em sua casa.
1)    Verificar de que ele é predominantemente constituído:
a)    De matéria orgânica?
b)    Há presença significativa de vidro, papel, latas de alumínio e plástico no lixo descartado?
c)    Existe a separação do lixo?
d)    Onde é depositado o lixo seco?
·         Trazer o resultado para a sala de aula.
     A partir do resultado da pesquisa e dos vídeos e textos discutidos em aula os alunos em dupla deverão criar um panfleto para divulgar o impacto causado pelo lixo no meio ambiente.
     Utilizem o máximo de informações, mas procurem transmiti-las usando poucas e bem escolhidas palavras. Acrescentar imagens ( fotos ,desenhos,gráficos) ajuda bastante.
    
     Para fazer um bom panfleto:

·         Informar e procurar convencer o leitor a agir de acordo com o que nele é proposto;
·         Criar uma frase bem chamativa, que motive a pessoa a receber o panfleto. Faça um desenho ou uma colagem;
·         Conter um texto verbal curto, para propiciar uma leitura rápida;
·         Ter uma diagramação adequada (boa distribuição das imagens, textos e cores);
·         Colocar a identificação da dupla no canto inferior direito.



FONTE

SAMPAIO,Fernando do Santos, Para viver juntos. Geografia.8ºano. São Paulo.                    
          Ed.SM. 2009.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto de Ciências - 5° ano

Projeto dos animais
Turma 51 - ProfªCarla Mello

Projeto em Construção, confiram algumas fotinhos...






Projeto Cultura Afro-Brasileira

1.    Justificativa
O Projeto sobre a Cultura Afro – brasileira tem o propósito 
atender  a lei  Nº 10.639  que alterou a lei de diretrizes e bases 
(LDB)  e instituiu  as Diretrizes Curriculares para a sua execução. 
A lei acima citada determina a obrigatoriedade do ensino 
da história da  África e dos africanos no currículo escolar das seguintes 
modalidades de ensino: Fundamental e Médio. 
A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na 
estruturação e construção  da sociedade brasileira.

2.               Objetivos


- Identificar as disparidades entre brancos e negros em nossa sociedade;

- Identificar e analisar criticamente os elementos geradores das diferenças


 raciais;

- Localizar por meio de pesquisas a história e cultura dos Africanos;

 - Perceber a necessidade de intervir positivamente para erradicar as 
desigualdades raciais ainda existentes;
- Respeitar os direitos humanos e fundamentais do cidadão.

3.               Público Alvo

Alunos do currículo e das disciplinas de Artes, Ed. Física e História de
 nossa Escola


4.               Metodologia

Na perspectiva de trabalhar a cultura afro-brasileira, propomos algumas 
ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo, são elas:
- Conhecimento e valorização cultural, tais como, dança e teatralidade 
africana;
- Leitura de artigos e textos sobre a história da escravidão;
- Seminário sobre a história da cultura negra, conhecendo seu passado 
analisando  o contexto atual;
- Palestra com um representante do movimento Quilombista;
- Escolha da mais bela negra de nossa escola.












Levando a biblioteca à sala de aula

A mudança é uma janela que se abre de dentro para fora.”



1.    Justificativa
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, fator indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
Essa idéia de levar a biblioteca para a sala de aula, foi concebida a partir de uma inquietação em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, e também ao fato de termos um magnífico acervo em nossa biblioteca e devido à falta de bibliotecária esse espaço não está sendo utilizado.
Teremos um grande desafio em instigar nesses alunos o prazer pela leitura, mas acreditamos que com essa iniciativa estaremos contribuindo para a formação de cidadãos autônomos, críticos e criativos que é o objetivo de nossa Escola.


2.    Objetivos

- Formar cidadãos críticos e reflexivos;
- Tornar o ato de ler prazeroso, resgatando a magia da leitura;
- Avançar no processo de leitura, escrita e interpretação;
- Desenvolver o gosto por ler e ouvir histórias;
- Buscar a utilização de nosso acervo literário.

3.    Público Alvo

Alunos da disciplina de Português




4.    Metodologia

Uma vez por semana os professores de língua portuguesa levarão para a sala de aula diversos livros que envolvem os diferentes tipos de narrativas, para que o aluno possa entrar em contato com o livro e escolher o tipo de leitura que fará.

A Escola por sua vez, oportunizará troca de experiências entre os professores a cada 15 dias, onde serão apresentadas ao grande grupo suas experiências e práticas com o projeto.

Projeto de matemática – Sistematização das quatro operações com o uso de material concreto

1.    Justificativa

Tendo em vista a grande dificuldade dos alunos em compreender a Matemática, acreditamos ser de suma importância que eles tenham a oportunidade de aprender interagindo e refletindo, evitando assim, um aprender mecânico, repetitivo e aquele fazer sem saber o que faz, e o porquê faz. Através desta perspectiva, vemos a necessidade de desenvolver um trabalho com o uso do material concreto, por acreditarmos que com esta ferramenta as aulas de matemática poderão ser mais dinâmicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando os alunos no processo de aprendizagem. Acreditamos que a matemática deva ser utilizada de forma simples e coerente, afim de que, seja indispensável para a vida do aluno e para que isso aconteça, é necessário que o aluno relacione essa prática pedagógica com o seu dia a dia.

2.    Objetivos

Fazer com que os alunos aprendam a solucionar problemas trabalhando com o concreto e também com a realidade de seu entorno.

3.    Público Alvo

Alunos da disciplina de matemática



4.    Metodologia

Uma vez por semana o professor deverá trabalhar com seus alunos exercícios de matemática, envolvendo as quatro operações, fazendo o uso de materiais concretos disponíveis em nossa Escola, tais como, material dourado, ábaco, tangran, dominó das quatro operações, jogos aritmédicos, etc.
 Uma vez por mês com data pré- definida, será pedido uma pesquisa de campo, onde o aluno, orientado por seu professor, dentro de sua comunidade, fará o levantamento de preços em supermercados, padarias, fruteiras. Os dados levantados serão usados para construção de exercícios em sala de aula (gráficos, resolução de problemas envolvendo as quatro operações, etc). Acreditamos que com essa metodologia o aluno desenvolverá naturalmente um raciocínio matemático atribuído as suas práticas cotidianas.
A Escola por sua vez, oportunizará troca de experiências entre os professores a cada 15 dias, onde serão apresentadas para o grande grupo suas experiências e práticas com o projeto.


Alunos recebendo aulas de reforço no turno inverso com José Roberto, professor de matemática. 

Dia das Mães

Aconteceu no dia 07 de Maio, a apresentação do dia das mães, dia marcado por muita emoção e carinho por parte de nossos pimpolhos.


mensagem....



" SER MÃE "

A missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de muito enjôo, seguido por anseios incontroláveis por comidas estranhas, aumento de peso, dores na coluna, o aprimoramento da arte de arrumar travesseiros preenchendo, espaços entre o volume da barriga e o resto da cama.
Ser mãe é não esquecer a emoção do primeiro movimento do bebezinho dentro da barriga; o instante maravilhoso em que ele se materializou ante os seus olhos, a boquinha sugando o leite, com vontade, e o primeiro sorriso de reconhecimento.
Ser mãe é ficar noites sem dormir, é sofrer com as cólicas do bebê e se angustiar com os choros inexplicáveis: será dor de ouvido, fralda molhada, fome, desejo de colo?
É a inquietação com os resfriados, pânico com a ameaça de pneumonia, coração partido com a tristeza causada pela morte do bichinho de estimação do pequerrucho.
Ser mãe é ajudar o filho a largar a chupeta e a mamadeira. É leva-lo para a escola e segurar suas mãos na hora da vacina.
Ser mãe é se deslumbrar em ver o filho se revelando em suas características únicas, é observar suas descobertas. Sentir sua mãozinha procurando a proteção da sua, o corpinho se aconchegando debaixo dos cobertores.
É assistir aos avanços, sorrir com as vitórias e ampara-los nas pequenas derrotas. É ouvir as confidências.
Ser mãe é ler sobre uma tragédia no jornal e se perguntar: “e se tivesse sido meu filho?”
E quando vir fotos de crianças famintas, se perguntar se pode haver dor maior do que ver um filho morrer de fome.
Ser mãe é descobrir que se pode amar ainda mais um homem ao vê-lo passar talco, cuidadosamente, no bebê ou ao observa-lo sentado no chão, brincando com o filho. É se apaixonar de novo pelo marido, mas por razões que antes de ser mãe consideraria muito pouco românticas.
É sentir-se invadir de felicidade ante o milagre que é uma criança dando seus primeiros passos, conseguindo expressar toscamente em palavras seus sentimentos, juntando as letras numa frase.
Ser mãe é se inundar de alegria ao ouvir uma gargalha gostosa, ao ver o filho acertando a bola no gol ou mergulhando corajosamente do trampolim mais alto.
Ser mãe é descobrir que, por mais sofisticada que se possa ser, por mais elegante, um grito aflito de “mamãe” a faz derrubar o suflê ou o cristal mais fino, sem a menor hesitação.
Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que chega o bebê. Que se deseja sacrificar a vida para poupar a do filho, mas ao mesmo tempo deseja viver mais – não para realizar os seus sonhos, mas para ver a criança realizar os dela.
É ouvir o filho falar da primeira namorada, da primeira decepção e quase morrer de apreensão na primeira vez que ele se aventurar ao volante de um carro.
É ficar acordada de noite, imaginando mil coisas, até ouvir o barulho da chave na fechadura da porta e os passos do jovem, ecoando portas adentro do lar.
Finalmente, é se inundar de gratidão por tudo que se recebe e se aprende com o filho, pelo crescimento que ele proporciona, pela alegria profunda que ele dá.
Ser mãe é aguardar o momento de ser avó, para renovar as etapas da emoção, numa dimensão diferente de doçura e entendimento.
É estreitar nos braços o filho do filho e descobrir no rostinho minúsculo, os traços maravilhosos do bem mais precioso que lhe foi confiado ao coração: um espírito imortal vestido nas carnes de seu filho.
A maternidade é uma dádiva. Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe.
E toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu.







PROJETO DA PÁSCOA

PROJETO PASCOA SOLIDÁRIA

Supervisão: Belenice Temp de Souto
1. Justificativa
Quando crianças e jovens são orientados a participar de projetos que envolvem o exercício da solidariedade e abertura para o outro, o resultado é sempre satisfatório. Ninguém é tão pobre que não possa dar, nem tão rico que não possa receber. Todos nós  podemos  experimentar essa bem-aventurança. Dar não é tanto uma questão de quanto dinheiro temos nas mãos, mas de quanto amor temos no coração. Nós sempre somos ricos em relação a alguém. Sempre haverá alguém mais necessitado do que nós. Somos sempre desafiados a repartir um pouco do que temos. Essa bem-aventurança de dar não é restrita apenas aos ricos.  É com essa perspectiva que nossa Escola irá trabalhar o projeto páscoa solidária, para conscientizar esses jovens sobre o que esta festa representa, qual seu verdadeiro sentido, objetivando seu real  sentido que é para nós Cristãos, a ressurreição de Jesus, essa ressureição que nos convida a uma vida nova,  pautada por valores, respeito, e acima de tudo solidariedade.
2. Objetivos
Desenvolver a criatividade, a vivência de valores, como a solidariedade, a fraternidade e a espiritualidade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades festivas religiosas e formativas desta escola.
- Compreender o verdadeiro sentido da páscoa partindo de uma visão consumista e/ou reducionista para o sentido religioso.

3. Público alvo
O Projeto Páscoa Solidária está direcionado aos alunos e professores de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries
do Ensino Fundamental.

4. Metodologia
O projeto será dividido em três etapas:
Na primeira, os alunos assistirão a uma palestra com os professores de Ensino Religioso, Vera Lidório e André Nell, sobre o verdadeiro sentido da páscoa;  Na segunda etapa,  os participantes doarão  um quilo de alimento não perecível para compor cestas básicas. O resultado desta ação solidária será destinada à famílias carentes; Na terceira, os alunos irão participar de um ovo oculto onde, no terceiro período com o professor que estiver neste horário, alunos e o professor, irão trocar entre si, ovos de chocolate e uma mensagem de páscoa.  O sorteio do amigo será no dia, devendo cada aluno e professor trazer sua  mensagem e o chocolate para a confraternização do dia.

5. Cronograma
Essas atividades ocorrerão no dia 20.04.2011
ATIVIDADE
HORÁRIO
Doação de alimentos (depositar na caixa que estará no saguão da Escola)
7h40min / 13h
Palestra sobre o verdadeiro sentido da páscoa
8h 30min / 13h30min
Ovo oculto
9h / 14h



6. Disciplinas envolvidas


Todas as disciplinas.







apresentação teatral - o verdadeiro sentindo da Páscoa






alunos cantando a música SOU HUMANO

Nossos atores





oficina da Páscoa